Em palavras a voz a verdade o amor o mundo
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios ContatoContato
Textos


  “Quanto mais independente eu me torno, maior precisa se tornar a minha rede de conexão.” É um aprendizado que venho integrando desde que saí de casa. Saí para ser independente, mas quanto mais só fiquei, mas eu precisei de ajuda. Será que vocês entendem o que eu quero dizer?
 O que é independência? É, segundo o dicionário: “estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a alguém ou algo”. Isso! Autonomia e liberdade. Nada tem a ver com orgulho. Aliás, se você deseja tais coisas e aí que você terá que abrir mão totalmente do seu orgulho MESMO. Independência exige humildade. Imagina que eu nem imaginava uma relação dessas? Sempre fui orgulhosa. Não é que eu não aceitava ajuda ou não pedia, isso também mas eu nem enxergava quando me estendiam a mão. Ajuda para mim era inviável, invisível. Sempre acreditei ter que fazer tudo sozinha, como se isso me tornasse independente. Me agarrei à crença de que estava me fazendo bem e aos outros também, por não atrapalhar com as minhas necessidades. HA HA HA. Vocês acreditam? O meu ego criou essa historinha e eu comprei, li e acreditei.
   O que é orgulho? É: “sentimento egoísta, atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; vaidade, insolência”. Não há ligação entre orgulho e independência, mas nós criamos. No centro do nosso eu inferior criamos conceitos tortos e os seguimos sem questionar e por isso nos mantemos fazendo papéis que numa primeira instância parecem confortáveis, mas quando olhamos com cuidado percebemos que ficamos mais insatisfeitos e incomodados com ele.
   O que fazer? Tenho uma lista. Mas há uns termos em que temos que concordar. Para qualquer começo de mudança, há que se ter mais que vontade, é necessário autoinvestigação, autoconhecimento. Você está preparado?
Letícia de Queiroz
Enviado por Letícia de Queiroz em 15/04/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Letícia de Queiroz). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários